A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O PÚBLICO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rafaela Ferreira Machado Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Ana Lúcia Marran Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Estudantes de enfermagem, Recursos Audiovisuais

Resumo

Introdução: A educação em saúde é vista como um processo educativo de formação de saberes em saúde, sendo assim, é pertinente que os acadêmicos de enfermagem exerçam esta atividade ainda na graduação, a fim de desenvolver competências e habilidades para a prática profissional futura. Objetivo: Apresentar um relato de experiência acerca do desenvolvimento de um projeto de extensão voltada para educação em saúde para o público infantil e sua contribuição para a formação do estudante de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado a partir do desenvolvimento de um projeto de extensão que visou a elaboração de materiais audiovisuais (vídeos), de caráter educativo para crianças, que abordaram temas relacionados à saúde. Resultados: O projeto de extensão oportunizou a produção de 11 materiais audiovisuais, entre os anos de 2021 e 2022, sendo que durante o desenvolvimento destes, o acadêmico pode avançar em diversas questões pertinentes para a sua formação, como criticidade, criatividade, responsabilidade, relação teoria-prática, pesquisa contínua, busca pelo saber, dentre outras competências, tudo isso dentro da atividade de educar e informar, sendo esta atividade fundamental na prática profissional futura. Considerações finais: O extensionista através de suas ações em saúde, é capaz de ser um agente de transformação social, desenvolve responsabilidade com relação ao processo saúde-doença e criatividade no processo de elaboração de intervenções. A extensão leva primordialmente a aquisição de habilidades, sendo assim, com relação às vivências da discente de enfermagem, foi possível observar o desenvolvimento de competências para a atividade profissional que ainda está por vir.

Biografia do Autor

Rafaela Ferreira Machado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Não informada.

Ana Lúcia Marran , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2002), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012) e (2018). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Enfermagem e Educação, com ênfase em políticas de educação superior, formação do enfermeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio, enfermagem, educação superior, revalidação de diplomas e análise de políticas educacionais.

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Publicado

12/12/2022