O RETORNO ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS EM FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II NO CONTEXTO DE PANDEMIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino, Educação em Enfermagem, Covid-19, Estudantes de EnfermagemResumo
Resumo: A pandemia da Covid-19 implicou em diversas mudanças em todas as esferas da sociedade, fazendo com que toda a população se adequasse às novas normas para diminuição da transmissão do vírus. A educação precisou adaptar-se para que não houvesse grandes prejuízos ao ano letivo, promovendo o ensino remoto emergencial e suspendendo as aulas prática por serem presenciais. Objetivo: Explanar as vivências acadêmicas no retorno às atividades práticas da disciplina de Fundamentos em Enfermagem II da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) após ensino remoto emergencial. Resultados e discussões: Apesar das dificuldades encontradas durante o ensino remoto emergencial, o retorno às atividades práticas fez com que os alunos tivessem o conhecimento adquirido concretizado, oportunizou o primeiro contato direto com o paciente e a realização dos primeiros procedimentos. A organização da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II promoveu a vivência em unidade hospitalar e também realizar no laboratório de práticas de enfermagem todas as técnicas que haviam sido abordadas no ensino remoto. Conclusão: A vivência prática no retorno às atividades presenciais, mesmo não acontecendo simultaneamente como em anos anteriores, ainda assim, possibilitou a correlação da teoria com a prática, promoveu o aprendizado e mais segurança aos discentes amenizando suas angústias quanto ao ensino. Dessa forma, entende-se que foi assertiva a decisão tomada pelo Curso de Enfermagem da UEMS acerca do calendário acadêmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.