O RETORNO ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS EM FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II NO CONTEXTO DE PANDEMIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andressa Ferreira Lavratti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Ana Marran
  • Simone Vidmantas

Palavras-chave:

Ensino, Educação em Enfermagem, Covid-19, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Resumo: A pandemia da Covid-19 implicou em diversas mudanças em todas as esferas da sociedade, fazendo com que toda a população se adequasse às novas normas para diminuição da transmissão do vírus. A educação precisou adaptar-se para que não houvesse grandes prejuízos ao ano letivo, promovendo o ensino remoto emergencial e suspendendo as aulas prática por serem presenciais. Objetivo: Explanar as vivências acadêmicas no retorno às atividades práticas da disciplina de Fundamentos em Enfermagem II da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) após ensino remoto emergencial. Resultados e discussões: Apesar das dificuldades encontradas durante o ensino remoto emergencial, o retorno às atividades práticas fez com que os alunos tivessem o conhecimento adquirido concretizado, oportunizou o primeiro contato direto com o paciente e a realização dos primeiros procedimentos. A organização da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II promoveu a vivência em unidade hospitalar e também realizar no laboratório de práticas de enfermagem todas as técnicas que haviam sido abordadas no ensino remoto. Conclusão: A vivência prática no retorno às atividades presenciais, mesmo não acontecendo simultaneamente como em anos anteriores, ainda assim, possibilitou a correlação da teoria com a prática, promoveu o aprendizado e mais segurança aos discentes amenizando suas angústias quanto ao ensino. Dessa forma, entende-se que foi assertiva a decisão tomada pelo Curso de Enfermagem da UEMS acerca do calendário acadêmico.

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Publicado

12/12/2022