TELESSIMULAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ENTREVISTA NA CONSULTA DE ENFERMAGEM À MULHER
Palavras-chave:
Simulação; saúde da mulher; ensinoResumo
Essa pesquisa foi pautada na elaboração de uma Guia de Simulação Clínica,
que utiliza uma situação hipotética para representar a realidade de forma efetiva,tendo o discente como participante ativo. Esse processo permite a repetição, o feedback e reflexão das ações sem risco de dano ao paciente. Todavia, desde o início de 2019, o mundo enfrenta uma pandemia do novo coronavírus – Covid –19, que exigiu mudanças e adaptações em diversas áreas, sobretudo no âmbito do ensino. As metodologias precisaram ser reconsideradas e a internet tornouse um importante aliado nesse cenário que exigiu o uso de plataformas onlines, bem como o uso videoconferências. Diante disso, propõe-se o uso da telessimulação, que viabilizada pela videoconferência, permite utilizar a estratégia da Simulação Clínica. Nesse caso, o enfoque se deu à entrevista de enfermagem na saúde da mulher. Para a pesquisa, foram coletados dados através de um formulário, a fim de levantar os saberes dos acadêmicos de Enfermagem da UEMS sobre a anamnese de enfermagem na saúde da mulher, os dados foram analisados contribuindo para a construção do Guia de Simulação. Este Guia foi elaborado a partir de publicações científicas abordando
tanto a estratégia da simulação clínica como da entrevista de enfermagem na saúde da mulher. A Guia foi analisada por quatro profissionais com expertise em simulação e saúde da mulher, e a partir das sugestões recebidas a Guia foi revisada e finalizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.