FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM ÓRTESES E PRÓTESES: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TÉCNICA DO SUS
Palavras-chave:
Educação, Capacitação Profissional, Prática Profissional, Saúde Pública, Sistema Único de SaúdeResumo
Introdução: Um dos papéis do Sistema Único de Saúde (SUS) é a formação de trabalhadores e profissionais inseridos nos serviços públicos de saúde. Nesse sentido, as Escolas Técnicas do “SUS” tomam lugar de destaque nesse processo de formação. Em Mato Grosso do Sul a Escola Técnica do SUS Prof.ª “Ena de Araújo Galvão” (ETSUS/MS), desenvolveu junto a parceiros, como Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Fundação Oswaldo Cruz e o Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE de Campo Grande (CER-APAE) o curso de Técnico em Órtese e Prótese. Objetivos: Relatar as experiências do processo de formação e condução do curso de técnico em órtese e prótese. Metodologia: Por meio do projeto pedagógico, foi realizado a descrição da estrutura do curso, a matriz curricular, a carga horária, as metodologias adotadas. Informações sobre o corpo docente e dos egressos foram obtidas pelos registros da coordenação do curso. Resultados: Observou-se que o ensino híbrido foi adotado neste curso, o qual conteve 1.200 horas de carga horária total, divididas em aulas teórico-práticas presenciais (528 horas) e na modalidade de Ensino a Distância pela plataforma Moodle (240 horas), totalizando 768 horas; e as atividades práticas (432 horas) foram realizadas no CER-APAE. A formação de técnico em órtese e prótese, ofertado pela ETSUS/MS, foi a primeira experiência de formação na modalidade híbrida da instituição. Do total de 17 alunos, a maioria eram do sexo feminino (76,47%), a média e o desvio padrão de idade ficou em 32,5±7 anos e somente 3 alunos não possuíam ensino superior completo. De modo geral, foi exitosa a experiência, pois proporcionou a formação de trabalhadores inseridos no SUS, que atuavam sem a devida qualificação, fortalecendo o serviço de reabilitação protética no estado de MS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.