TRANSFORMAÇÕES MOTIVADAS PELA AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO”: ANÁLISE À LUZ DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

  • Débora Sodré Gonçalves Carneiro Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul
  • Arthur Duarte Fantesia Costa Cruz Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser
  • Inara Pereira da Cunha Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser
  • Edgar Oshiro Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser
  • Maria de Lourdes Oshiro Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser
  • Ewângela Aparecida Pereira Escola Técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
  • Sílvia Helena Mendonça de Moraes Fundação Oswaldo Cruz Mato Grosso do Sul
  • Débora Dupas Gonçalves do Nascimento Fundação Oswaldo Cruz Mato Grosso do Sul
  • André Vinicius Batista de Assis Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser
  • Raquel Silva Barretto Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser

Palavras-chave:

Educação Permanente; Atenção à saúde; Avaliação de Recursos Humanos em Saúde.

Resumo

Introdução: A ação estratégica “O Brasil Conta Comigo” foi criada devido à pandemia de COVID – 19, dirigida para o cadastramento de acadêmicos do curso de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia para atuar nas instituições de saúde. Objetivo: Identificar aspectos da Educação Permanente em Saúde (EPS) na ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”. Método: pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, realizada em dois hospitais públicos estaduais de Mato Grosso do Sul, que aderiram ao programa “O Brasil Conta Comigo” no período de dezembro de 2020 a março de 2021. A amostra da pesquisa foi por conveniência, com supervisores e acadêmicos, utilizando o método do grupo focal remoto. Aplicou-se a técnica de análise do conteúdo. Resultados: foram identificadas transformações, no ensino, nas ações e nos serviços que colaboraram para o fortalecimento na formação dos acadêmicos, na perspectiva da EPS. Os supervisores contribuíram no desenvolvimento dos acadêmicos, na organização, formação, participação da tomada de decisão e assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde. Conclusão: aspectos da EPS foram identificados na ação estratégica, porém poderiam ter sido potencializados se houvesse maior interação entre as instituições de ensino e os hospitais.

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Publicado

12/12/2022

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