FERIDA SIMULADA A PARTIR DA MAQUIAGEM ARTISTICA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Palavras-chave:
Ensino, Enfermagem, Feridas, Treinamento por SimulaçãoResumo
Introdução: O cuidado aos pacientes com feridas é função privativa do enfermeiro, sendo assim é de suma importância conhecimento anatômico, fisiológico e fisiopatológico, como também as técnicas de limpeza, coberturas e curativos corretos para cada situação vivenciada. Objetivo: relatar a experiência da construção de uma ferida a partir da maquiagem artística para aula prática de técnicas de enfermagem em laboratório, bem como, da aprendizagem durante a participação da aula. Metodologia: Trata-se de uma abordagem descritiva, do modelo relato de experiência, realizado a partir da vivência na construção de uma ferida para aula prática de técnicas de enfermagem em laboratório, assim como, da aprendizagem durante a participação da aula. Resultados: O laboratório apresenta-se como um ambiente seguro para desenvolvimento de diversas habilidades essenciais na formação do enfermeiro. Dentre elas a avaliação de feridas, bem como sua classificação e seu tratamento. Com o uso da maquiagem artística, foi possível facilitar a visualização das estruturas típicas de uma ferida de segunda intenção, como necrose, esfacelo, exsudato purulento e tecido de granulação. A partir do modelo foi possível realizar diversos apontamentos e consolidar o processo de ensino-aprendizagem sobre a temática. Conclusão: A inserção de técnicas artísticas no processo formativo facilita a visualização do processo teórico, possibilitando a correlação da teoria com a prática em vários ambientes, sendo assim um método de baixo custo, viável e de possível replicação em qualquer ambiente de ensino desta temática. Através da construção da maquiagem artística foi possível reviver conhecimentos teóricos, além de permitir ensaiar técnicas de cuidados específicos às feridas, deste modo, facilitou a fixação do conteúdo em decorrência do real aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.