DESAFIOS E SOLUÇÕES ENCONTRADAS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Idosos, Tecnologia, Qualidade de vidaResumo
Introdução: O advento causado pela síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) em dezembro de 2019 levou a um modo de vida inteiramente novo em todas as suas facetas como resultado do cenário da pandemia. O bom funcionamento de uma rotina diária foi muito auxiliado pelas tecnologias digitais, e esse efeito foi sentido mesmo entre aqueles com 60 anos ou mais. Objetivo: Detalhar os desafios enfrentados pela iniciativa de educação a distância no projeto de extensão universitária vinculado a Universidade Aberta da Melhor Idade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UNAMI/UEMS). Método: Relato de experiência relacionado as dificuldades e mudanças que ocorreram no projeto de extensão universitária voltados a UNAMI/UEMS. Resultados e Discussão: Para garantir a segurança de todos os participantes, a pandemia levou a UNAMI/UEMS a passar de reuniões presenciais onde se praticava exercício físico para reuniões semanais online. O número original de integrantes foi reduzido e novas pessoas de outras cidades do estado foram adicionadas. Tendo em vista os objetivos desse trabalho foram identificados os principais desafios enfrentados na extensão universitária a distância com os participantes, dentre esses desafios elencamos que por ser um projeto voltado ao público idoso, as dificuldades foram maiores em relação ao uso das tecnologias, sendo assim necessário elucidar aos mesmos as formas de acesso e uso das plataformas. Foi possível observar a capacidade de superação de obstáculos dos alunos, levando em consideração fatores como idade, falta de familiaridade com as tecnologias digitais, significado da educação em saúde e processo de interação social. Considerações finais: Apesar das inúmeras adversidades encontradas durante esse período, foi possível observar que apesar do distanciamento social, as aulas de atividades coreografadas conseguiram se adaptar à nova realidade sem perder seus benefícios. Realizando encontros semanais online, conseguimos nos conectar com os idosos e ajudá-los a manter contato consigo mesmos e com os outros, preservando ao máximo o convívio social e cognitivo. A prática das atividades através da música e suas coreografias foram pensadas para o bem-estar físico, cognitivo e motor dos integrantes da UNAMI/UEMS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.