MEDIANDO SIGNIFICADOS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Rogislainy Barbosa Dias
  • Regina Litz Lamblém

Resumo

O papel  do professor  é muito  importante nas  atividades  de aprendizagem dos  alunos,  o
planejamento das atividades norteadoras da aprendizagem e  tarefas é  imprescindível.  Por
isso, a necessidade de projetos que auxiliem os professores das escolas públicas a mediar os
significados   dos   conteúdos   de  matemática.   Neste   projeto   a   acadêmica   atuou   como   a
mediadora entre os conhecimentos teóricos dos conteúdos e a postura de cada aluno frente ao
seu aprendizado. O principal objetivo dessa mediação foi o desenvolvimento do estudante no
aspecto cultural, social e específico do conteúdo matemático. Foram atendidos alunos do 6°,
7º,  8º  e 9º ano do Ensino Fundamental  da Escola Municipal  Adrieli  Barbosa da Silva,  da
Escola Municipal Amim José e da Escola Municipal Antônio Paulino em Cassilândia-MS.
Para a realização do projeto a acadêmica extensionista trabalhou os conteúdos de acordo com
a ementa escolar  de cada  turma.  Para  isso,   foram utilizados  alguns  materiais,   tais  como
apagador,   giz,   transferidor,   compasso,   régua,   quebra-cabeça,   vídeos,   jogos  matemáticos,
situações problemas e outros materiais que foram preparados pela acadêmica extensionista
com  auxilio da  professora-orientadora.  Dessa   forma,   concluímos  que   a   realização desse
projeto mostrou a importância e o significado dos conteúdos de Matemática aos estudantes
envolvidos,  e,  os alunos  passaram a se  interessarem mais pela disciplina de Matemática.
Assim o projeto foi de grande relevância tanto para as escolas quanto para a acadêmica que
pode obter significativa experiência com o trabalho realizado em sala de aula.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Dias, R. B., & Lamblém, R. L. (2015). MEDIANDO SIGNIFICADOS DE MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/904

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)