CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Por meio deste texto é possível expressar algumas experiências adquiridas nodesenvolvimento de um projeto de extensão. Os objetivos do projeto eram vinculados a forma
de apresentação de conceitos matemáticos para alunos do Ensino Fundamental de uma escola
municipal na cidade de Cassilândia. Foi necessário apresentar os conteúdos de forma
contextualizada, evidenciando a importância de conhecer a História da Matemática e fazer
uma relação com o cotidiano do aluno, utilizando uma linguagem simplificada, valorizando os
conhecimentos prévios dos alunos participantes do projeto, discutindo as dificuldades na
aprendizagem da Matemática, estimulando o interesse e o prazer em estudar esta disciplina,
Os conteúdos foram apresentados aos alunos por meio de desafios, situações-problema,
motivando-os para a importância do estudo destes conceitos. O projeto contribuiu para
despertar a vontade de continuar estudando em um o curso de graduação em matemática que
forma professores, pois ser responsável por ensinar alunos se tornou algo cada vez importante.
Foi muito satisfatório vivenciar a etapa de planejamento, o ouvir o aluno em suas
necessidades, aplicar as atividades e perceber a satisfação do aluno na hora da resolução dos
exercícios, na hora que o estudante afirma que compreendeu aquele conteúdo e que conseguiu
melhorar o seu desempenho em sala de aula. Todos ganham no desenvolvimento de um
projeto como esse, pois os acadêmicos vivenciam a futura profissão, os estudantes da escola
tem oportunidade de terem um momento para tirarem suas dúvidas, fazerem suas tarefas em
um momento fora da sala de aula com o apoio de um acadêmico do curso de matemática, a
escola ganha porque seus alunos se tornam mais independentes, pois muitos alunos não
conseguem apreender todos os conteúdos na sala de aula, alguns precisam de mais tempo para
compreender os conceitos matemáticos ensinados diariamente.
Downloads
Publicado
2015-04-22
Como Citar
Martins, D., & Araujo, I. C. de. (2015). CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/875
Edição
Seção
EDUCAÇÃO