O PODER DA MÍDIA NAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS SOBRE A VELHICE
Resumo
O projeto “O Poder da Mídia nas Representações Simbólicas sobre a Velhice” teve como principal objetivo, observar o poder da mídia nas representações sociais sobre o idoso na sociedade contemporânea. Bem como analisou os discursos vinculados á mídia, via textos informativos de revistas de grande circulação social, com o fito de refletir sobre o jogo de imagens, os valores e ideologias veiculadas sobre o idoso e como todo esse contexto (Mídia) vem propagando essas ideias. Que imagem do idoso é repassada à sociedade por meio dos diversos gêneros discursivos, que valores esses textos colocam em circulação? Para isso selecionamos cinco textos informativos. No relatório parcial já analisamos e referenciamos três deles. E neste presente relatório final concluiremos a persquisa, com os outros dois. Visto que selecionamos para este trabalho, textos de revistas de grande alcance nacional, regional, ou local. Alguns retirados de revistas On line, da rede mundial de acesso à internet. Para reflexão, análise e sintese destes, utilizamos os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa e outros estudiosos da temática. Os textos escolhidos para análise, tem ligação direta ou indireta, com à qualidade de vida dos idosos e a forma como a velhice vem sendo representada pela mídia, tendo em vista as relações de alienação e massificação. Após as análises pudemos melhor compreender como são formuladas as representação quanto a imagem do idoso na contemporaneidade, como esses valores se propagam na sociedade atual e como a mídia influencia/transmite uma formação do imaginário coletivo sobre o idoso.
Palavras-chave: Idoso. Mídia. Representação.