ENSINO-APRENDIZAGEM PRÁTICO DE QUÍMICA

Autores

  • Manoel Garcia Oliveira UEMS

Resumo

É inegável que a forma didática “quadro-giz”, utilizada para o ensino da Química, tem atualmente causado baixo interesse pela matéria para grande parte dos alunos, pois a química é vista por muitos alunos como uma disciplina complexa e decorativa, sendo que isso constrói uma barreira diante deles. Dessa forma, torna-se plausível a realização de aulas experimentais, que tem por finalidade relacionar a teoria com a prática. O projeto é um trabalho de extensão que tem por interesse buscar um maior grau de atenção dos alunos para as disciplinas exatas não somente química que pode ser encarado como a mais temida pelos alunos. É de conhecimento da maioria que as escolas não estão munidas de laboratórios oque muitas vezes torna difícil e algumas vezes inviável experimentos para complementar as aulas, pensando neste fato que a UEMS abriu as portas de seus laboratórios para que os alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio viessem e fizessem aulas práticas, que teve por objetivo principal a utilização de materiais de baixo custo para que os mesmo pudessem ser reproduzidos posteriormente nas escolas e ate mesmo nas suas casas levanto o novo conhecimento para as pessoas que as cercam. Houve também um trabalho de mapeamento em conjunto com a professora dos alunos que participaram do projeto e aqueles que não puderam participar onde ficou evidente um maior nível de conhecimento e poder critico perante alguns tópicos do cotidiano que envolvia química e física, o que demonstrou que o projeto de extensão tem uma grande importância para as comunidades principalmente para aquelas que serão o nosso futuro.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Oliveira, M. G. (2015). ENSINO-APRENDIZAGEM PRÁTICO DE QUÍMICA. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/756

Edição

Seção

EDUCAÇÃO