EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DESAFIO PARA SE TORNAR UM AMBIENTE MAIS SEGURO

Autores

  • Julyana Alves Teixeira Borges UEMS

Resumo

O trânsito das cidades é um ambiente de grande movimentação devido aos veículos motorizados, entre eles carros, motos, caminhões, carroças, ciclistas e pedestres. As aldeias estão localizadas em terras contiguas na zona urbana no município de Dourados-MS, predominando no ambiente rodoviário veículos motorizados, carroças, ciclistas e pedestres, sendo necessário cuidados em relação às crianças, que são vítimas frequentes de acidentes automobilísticos. Desenvolvendo atividades teórico-práticas sobre educação no trânsito busca-se induzir o agir nesse ambiente e o que deve ser feito em situações de acidente, como preveni-los, interpretar a sinalização, conhecer os direitos e deveres no trânsito, viabilizando no futuro um motorista consciente, atento, respeitador do trânsito e com a vida. O objetivo dessa atividade é conscientizar crianças e adolescentes indígenas para a educação no trânsito, propiciando conhecimentos de regras de trânsito, interpretar a sinalização das vias, prevenção de acidentes, consciência dos direitos e deveres. Esse projeto será desenvolvido com crianças e adolescentes indígenas participantes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – da aldeia Bororó do município de Dourados-MS, serão realizadas atividades para a construção de um ambiente de simulação de transito para a aplicação do aprendizado teórico. A avaliação das atividades advém de observações diretas com a afetiva participação das crianças e adolescentes, espera-se que a conscientização sobre os riscos do trânsito possa ser efetiva na prevenção dos acidentes, pois futuramente serão motoristas e cidadão com valoração de cuidados em saúde focado em prevenção e promoção.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Borges, J. A. T. (2015). EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DESAFIO PARA SE TORNAR UM AMBIENTE MAIS SEGURO. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/751

Edição

Seção

EDUCAÇÃO