DIFUSÃO DA AGROECOLOGIA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS BASEADAS NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS FREIRIANAS E PIAGETIANAS
Resumo
Busca-se cada vez mais difundir práticas agroecológicas na tentativa de contribuir para o desenvolvimento sustentável local. Assim, a educação é uma ótima ferramenta de inserção e difusão de conhecimentos dessas práticas através de metodologias participativas de intervenção na comunidade escolar. O objetivo deste trabalho foi articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com o ensino médio no município de Glória de Dourados (MS). As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Em sala de aula foi realizada uma palestra abordando conceitos de práticas agroecológicas. Além disso, foi realizada a divulgação do curso superior de Tecnologia em Agroecologia e as habilidades e competências do profissional. As atividades de campo foram desenvolvidas no sitio Santa Cecília juntamente com o agricultor familiar, onde foram discutidas questões sobre as implicações da agricultura convencional na sociedade e ao meio ambiente e ainda a importância estrutural e funcional de sistemas agroflorestais diversificados. Os alunos mostraram-se mais participativos no campo, reforçando a necessidade da educação popular emancipadora freiriana. Os estudantes também fizeram o plantio de mudas de diversas espécies, questionaram e contribuíram com suas experiências pessoais e vivência no campo. No entanto, a transição entre as concepções pedagógicas construtivistas, freirianas e piagetianas, foram fundamentais para promover o processo ensino-aprendizagem de forma participativa e inclusiva dos alunos na comunidade local.