AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UM AGROECOSSISTEMA PELO MÉTODO MESMIS

Autores

  • Emerson Machado de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A agroecologia confere um novo modelo de agricultura e vem trabalhando no uso dos recursos naturais e produção de alimentos abrangendo os três pilares da sustentabilidade “ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável”. Para avaliar estes modelos torna-se relevante mensurar as condições específicas do agroecossistema que são necessárias à sustentabilidade. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a sustentabilidade de um sistema agroecológico localizado na Área Experimental da UEMS em Glória de Dourados (MS), com o auxílio de indicadores do método MESMIS – Marco de Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade. O método MESMIS foi adaptado para levar em consideração somente os indicadores de sustentabilidade agroecológica, uma vez que a área não apresenta atividades socioeconômicas. Assim, a somatória final dos indicadores foi 69 pontos, o qual significa que a área está no caminho para a sustentabilidade, porém com a necessidade de intervenções para transição agroecológica. Os pontos críticos levantados foram: erosão no curso d’água em estágio avançado; fertirrigação de vinhaça no solo; plantio e manejo de cana pelo modelo convencional; degradação da mata ciliar (APPs); área com maior declividade apresentando erosão laminar. Para tal foram apresentadas medidas mitigadoras como: plantio de gliricidia e leucena forrageira para conter a erosão, suspensão da fertirrigação; adoção de práticas agroecológicas na produção de cana-de-açúcar e recomposição da mata ciliar. No entanto, o método MESMIS foi uma importante ferramenta pericial do agroecossistema por ser de fácil aplicação, baixo custo e confiável.

Biografia do Autor

Emerson Machado de Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Biólogo. Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho". Professor DCR no Centro de Pesquisa em Biodiversidade – CPBio, Fac. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, CP 351, 79804-970 Dourados-MS.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Carvalho, E. M. de. (2015). AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UM AGROECOSSISTEMA PELO MÉTODO MESMIS. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/726

Edição

Seção

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)