ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES COM E PARA AS CRIANÇAS
Resumo
RESUMO
O ingresso na Educação Infantil é um avanço para o desenvolvimento das crianças desde seu primeiro ano de vida. Essa assertiva é para justificar que as atividades realizadas com elas e para elas devem ser pensadas e repensadas com criatividade, em que o educador deve propiciar-lhes, muitas brincadeiras, tendo no lúdico a base para o trabalho nesta fase da infância. Com essa compreensão é que o projeto realizado no Centro de Educação Infantil “Lourdes Moraes Paiva” objetiva, envolver os alunos em atividades diversas, a fim de desenvolver suas habilidades, sempre de forma lúdica. Desta forma, por meio de uma proposta coletiva e contínua, trabalha-se com as crianças numa perspectiva crítica e acolhedora, em que buscam conhecer outras possibilidades de ação e atuação, em um mundo em constante movimento. Essas atividades são realizadas semanalmente, por meio de artes plástica, cênica e de atividades voltadas para a Alteridade. Com a realização deste trabalho com as crianças espera-se contribuir para que tenham autonomia, aprendam a trabalhar em equipe e que possam, por meio da arte, desenvolver seus conhecimentos.
Palavras-chave: Artes plásticas. Artes cênicas. Alteridade.