ARQUIVOS ESCOLARES: A DIGITALIZAÇÃO DA BASE DOCUMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ARACILDA CÍCERO CORRÊA DA COSTA

Autores

  • Maysa Mendes Conceição UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL- UEMS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PARANAÍBA

Resumo

O presente trabalho é resultante de projeto de extensão (em andamento) cujos objetivos encontram-se focalizados sobre a organização e digitalização de arquivos escolares, mais precisamente sobre a base documental (livros de atas, relatórios, fotografias, provas escolares, cadernos, fichas individuais etc) da Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, cuja criação remonta ao ano de 1966, na cidade de Paranaíba (MS). Em sua gênese, a instituição escolar foi criada para oferecer os cursos Normal e Primário, sendo, portanto, uma das mais antigas do município e da região, cujo percurso de décadas escolarizou crianças, jovens e formou um conjunto de profissionais para atuar no âmbito da docência. Por outro lado, o projeto visa também contribuir para a historiografia da escola primária no estado de Mato Grosso do Sul, mais precisamente no Leste do estado. Em termos gerais, a ação em execução está baseada em normas arquivísticas e de preservação de documentos, sobretudo no que diz respeito ao manuseio e conservação do material pesquisado e reproduzido digitalmente, que após a conclusão do projeto passará a compor o acervo da própria escola como também do Centro de Documentação e Memória da Educação Sul-mato-grossense (CEDOCMS), sediado na UEMS, Unidade de Paranaíba.

 

Palavras-chave: História da Educação. Arquivos escolares. Extensão.

Biografia do Autor

Maysa Mendes Conceição, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL- UEMS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PARANAÍBA

academica de pedagogia (3ºano)bolsista de extensão (Pibex)

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Conceição, M. M. (2015). ARQUIVOS ESCOLARES: A DIGITALIZAÇÃO DA BASE DOCUMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ARACILDA CÍCERO CORRÊA DA COSTA. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/716

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO