IMAGENS COMO PRÁTICA DE ENSINO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA NAS ESCOLAS INDÍGENAS

Autores

  • Célia Maria Foster Silvestre UEMS

Resumo

A comunicação apresenta elementos do projeto de extensão “PROGRAMA DE ÍNDIO: imagens como prática de ensino em Sociologia e Antropologia nas escolas indígenas”, vinculado ao curso de Ciências Sociais da UEMS, Unidade de Amambai e desenvolvido na Reserva Indígena de Amnambai. Através desse projeto, realizamos mostras de vídeos em escolas indígenas do município de Amambai, considerando-os como instrumentos favoráveis no ensino de conceitos fundamentais em Ciências Sociais. O intuito está ligado à percepção que, de forma lúdica, seja possível provocar o debate sobre situações cotidianas de dramas sociais. A imagem pode criar correspondência entre situações vividas e não identificadas, permitindo reflexão e criando paralelos que permitam ativar o protagonismo e buscar superação de situações problemáticas. O objetivo é contribuir para a formação continuada de professores, mas a ação estende-se, também, aos jovens que cursam ensino médio. A ação será desenvolvida tendo como foco a disciplina de Sociologia, ministrada no Ensino Médio nas escolas indígenas, mas propõe uma abordagem interdisciplinar, com conceitos provindos da Sociologia e Antropologia, que convergirão para a discussão das temáticas como educação e inclusão social, precarização do trabalho (com vídeos sobre o trabalho na cana de açucar), gravidez na adolescência, conflitos por terras, exclusão social, cultura e identidade, preconceito, entre outras. A proposta vai além da interdisciplinaridade e propõe a aproximação da Universidade com os aspectos socioculturais vivenciados nas aldeias guarani e kaiowá, visando a interculturalidade, entendendo-a como a busca de diálogo entre culturas distintas. Entende-se que a aproximação entre os estudantes envolvidos no projeto, entre eles uma estudante guarani, e professores e estudantes do ensino médio nas escolas indígenas contribuirá para o diálogo intercultural.

Biografia do Autor

Célia Maria Foster Silvestre, UEMS

Curso de Ciências Sociais, Amambai

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Publicado

2015-04-07

Como Citar

Foster Silvestre, C. M. (2015). IMAGENS COMO PRÁTICA DE ENSINO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA NAS ESCOLAS INDÍGENAS. ANAIS DO SEMEX, 5(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/580

Edição

Seção

CULTURA

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