ESCOLAS RURAIS: MAPEANDO E DIGITALIZANDO FONTES DOCUMENTAIS DE APARECIDA DO TABOADO
Resumo
O presente trabalho é resultado do desenvolvimento de ação extensionista e de bolsa de extensão (PIBEX/UEMS/FUNDECT) desenvolvido no período de 2014 à 2015 e vinculado ao projeto de extensão " Arquivos escolares no Leste de Mato Grosso do Sul" (vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (GEPHEB). As atividades foram desenvolvidas na cidade de Aparecida do Taboado (MS). Junto ao acervo da Secretaria Municipal de Educação, mapeando e digitalizando aproximadamente 13.500 mil documentos da escolas primárias rurais desativadas da rede no ano 2000, num total de trinta e dois (32) instituições espalhadas por toda área que correspondi os limites do município. Tais documentos variavam de matrículas escolares, contratos de prestação de serviço de professores, fichas de frequência dos alunos, boletim de nota, fichas técnicas especificando as estruturas físicas das instituições à provas de exames finais. O período da base documental compreende da década de 1970 até o ano 2000. Em termos gerais, alguns dados despontaram durante a execução dos trabalhos, por exemplo a distancia, a frequência e a reprovação tiveram índices muito elevado na década de 1970, embora nas décadas posteriores os índices foram diminuindo, no entanto, essas escolas continuavam a proporcionar salas de aulas multisseriadas, observando que esses alunos moravam no entorno dessas instituições, mesmo que isso representasse quilômetros de distancia das escolas rurais. O ensino foi pautado em abordagem tradicional, com professores com formação em magistério, que além do ensino eram responsáveis pela merenda escolar e pela limpeza. Em termos gerais, as condições dessas instituições eram precárias com ausência de carteiras, materiais didáticos, prédios que em sua maioria eram construídos de madeira e que ao longo dos anos muitas dessas instituições se agruparam tornando - se uma escola somente. Por fim, o dado que desponta é o de que o fechamento das escolas em grande parte se deve a migração da zona rural para urbana.