ANÁLISE E REDESENHO DO PROCESSO DE GESTÃO DAS QUESTÕES SOCIOLÓGICAS E DE CONDUÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS EM MICROEMPRESAS DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS
Resumo
As empresas que buscam vantagem competitiva na atualidade precisam dar atenção aos processos, e
sabe-se, que se as organizações gerirem seus negócios com essa visão garantirão a sobrevivência e
maior produtividade em meio ao mercado com alta concorrência. Assim sendo, a implementação de
estratégias e a tomada de decisões dependem de como os processos são geridos, comprovando que
para alcançarem efetividade organizacional há a necessidade de enxergar a empresa como um todo.
A visão de processos precisa necessariamente alinhar três importantes elementos: pessoas,
processos e tecnologia da informação, para que possam satisfazer todas as necessidades dos
clientes, nesse sentido, a área que esse estudo focou foi no fator pessoas, analisando a gestão das
questões sociológicas e de condução dos grupos sociais nas organizações. Nesse sentido, este
trabalho teve como objetivo apresentar os resultados obtidos durante o período de desenvolvimento
do projeto de Extensão - PIBEX do Edital 008-2015, que possibilitou a transmissão de
conhecimento acadêmico sobre gestão das questões sociológicas e de grupos sociais em empresas
do município de Ponta Porã-MS, além disso incrementar o estímulo de alunos, professores e
colaboradores, o qual promoveu a multidisciplinaridade. Sendo assim, a metodologia utilizada no
primeiro momento foi de natureza bibliográfica e, por conseguinte a aplicação da metodologia
proposta por D’Ascenção (2007). Durante o projeto, os dados foram coletados através de entrevistas
e observações diretas em microempresas da cidade, que proporcionou informações necessárias para
a análise dos processos e o reconhecimento das técnicas utilizadas. O diagnóstico foi feita com base
na revisão bibliográfica, que proporcionou subsídio para melhor compreensão da visão de
processos. Os resultados obtidos com a execução do projeto proporcionaram maior entendimento
para a bolsista envolvida a respeito das técnicas pertinentes a área sociológica, além da interação e
integração entre a UEMS e a comunidade empresarial local, estimulando o desenvolvimento
gerencial na área social. Os resultados advindos da análise foram de caráter subjetivo, visto que
apesar de o estudo ser voltado a processos, não é possível materializar em diagramas os aspectos
sociais, entretanto, a riqueza de conteúdo encontrada nesse estudo diz respeito à complexidade dos
fatores sociológicos, que podem interferir significativamente na condução dos negócios. As
empresas que aprenderem a desenvolver uma gestão mais participativa, que tenha como fator
condutor uma liderança preparada e inspiradora, corroborará para o desenvolvimento motivacional
dos funcionários, e consequentemente, todos os outros processos existentes na empresa serão
desenvolvidos com maior qualidade e produtividade.