ATENDIMENTO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
As escolas do município de Cassilândia-MS têm solicitado á coordenação do Curso de Matemática
da Unidade Universitária de Cassilândia da UEMS projetos de apoio à disciplina de Matemática,
devido às dificuldades dos alunos nessa disciplina. Esse projeto de extensão foi elaborado para
atender a essas solicitações. O projeto teve como objetivo atender aos alunos do Ensino
Fundamental da Escola Municipal Adriele Barbosa Silva e do Centro Municipal de Educação
Vereadora Ilma Alves da Costa, em Cassilândia-MS, para auxiliá-los nas dificuldades com relação
aos conteúdos estudados ao longo do ano letivo na disciplina de Matemática. Para identificar as
dificuldades dos alunos e ajudá-los na compreensão dos conteúdos foi realizada investigação em
sala de aula, ou seja, os alunos foram investigados sobre os conceitos envolvidos e suas aplicações
no quotidiano. Além disso, os conceitos matemáticos foram trabalhados através da interação entre
os alunos e o acadêmico, jogos, situações problemas, desafios e outras atividades preparadas pelo
acadêmico extensionista. Com o desenvolvimento desse projeto, houve interação entre a
comunidade escolar e a universidade. Por um lado, a escola atendida se beneficiou com o
desenvolvimento do projeto, que colaborou com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos na
disciplina de Matemática, dando a esses alunos a oportunidade de discutir, refletir e participar de
jogos envolvendo conceitos matemáticos. Por outro lado, o aluno extensionista que desenvolveu o
projeto adquiriu experiência em seu campo de formação acadêmica, e, por estar inserido em seu
campo de trabalho pode detectar as necessidades da comunidade e se motivar para a busca de
conhecimentos científicos para atender essas necessidades de forma eficiente, fazendo a ligação
entre teoria e prática. A avaliação do projeto foi feita mediante consulta aos professores
responsáveis das turmas atendidas, e, de acordo com esses professores os alunos atendidos no
projeto passaram a se interessar mais pela disciplina de Matemática e houve melhora nas notas
desses alunos. Portanto, conclui-se que o projeto foi desenvolvido com êxito, alcançando os
objetivos propostos.