Coletando saberes, obtendo valores: Educação Ambiental e a formação do sujeito ecológico para uma práxis pedagógica.

Autores

  • Diego de Oliveira Capilé
  • Francisco Carlos Espindola González

Resumo

O trabalho buscou analisar e disseminar o modelo conceitual da formação ecológica dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre Nunes, através de discussões e palestras que resultem em uma arte-educação como uma forma de sensibilização e conscientização em tomadas de solução quanto aos resíduos sólidos. E, por fim, analisar o olhar ecológico infantil sobre os problemas ambientais disseminados em sala de aula atinentes à cidade de Coxim-MS, sua contribuição à Educação Ambiental na formação ecológica dos alunos e a prática de ecocidadania sob a práxis da pesquisa-ação. Esta metodologia, a pesquisa-ação, evidencia as relações em grupo e no seu contexto promove estudos, debates, reflexões, de formas intencionais, dirigidas para a implementação efetiva de mudanças importantes em suas convicções entre o pesquisador e o ator social envolvido no estudo. No percurso do projeto, foram elaborados encontros em sala de aula, e aplicados questionários contendo perguntas abertas e fechadas, cujas informações permitirão verificar e apresentar a formação e o perfil ecológico dos alunos e as práticas de solução de problemas ligados ao Meio Ambiente. Os dados têm por finalidade verificar a relação entre as propostas teórico-metodológicas da praxe da Educação Ambiental e a metodologia da pesquisa-ação. Nessa investigação científica, o processo interativo-reflexivo é próprio da pesquisa-ação e promove o esforço consciente e deliberado de ambos os atores, ou seja, do pesquisador e dos sujeitos da pesquisa. Foram alçados: (i) referências bibliográficas quanto à Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos; (ii) Entrevista-aula com os atores da pesquisa, os alunos da Escola Estadual Padre Nunes em fase de transcrição; (iii) Apresentação de uma transposição didática pedagógica no Museu Parque temático do Pantanal junto a professores da rede de Ensino Municipal e Estadual; (iv) Estes professores encontram-se envolvidos no projeto de extensão “Coletando saberes obtendo valores: Educação Ambiental e a formação do sujeito ecológico para uma práxis pedagógica”.

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Publicado

2011-05-23

Como Citar

Capilé, D. de O., & González, F. C. E. (2011). Coletando saberes, obtendo valores: Educação Ambiental e a formação do sujeito ecológico para uma práxis pedagógica. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/33

Edição

Seção

EDUCAÇÃO