PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLA TENGATUI MARANGATU, ALDEIA JAGUAPIRU – USO RACIONAL DA ÁGUA

Autores

  • Larissa Vacaro Flores
  • M A. M. Alves

Resumo

A promoção da saúde pode ser trabalhada por meio de práticas educativas e, no que tange a saúde indígena, isso não é diferente. Embora as universidades brasileiras não estejam rotineiramente presentes nas aldeias com projetos de ensino, pesquisa e extensão, este é o cenário ideal para que os acadêmicos conheçam a realidade local e que possam contribuir na implementação do serviço de saúde prestado aos povos indígenas. Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção dos alunos do projeto Mais Educação, da escola Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru, quanto ao uso racional da água e sua importância para a promoção da saúde. As atividades foram realizadas semanalmente em duas etapas: a primeira de estudo e planejamento das atividades e a segunda foi de aplicação na Aldeia Jaguapiru. Os alunos foram estimulados por meio de um diálogo informal, da prática do desenho livre e da pintura de figuras e vídeos relacionados com o tema, a discutirem sobre a origem, qualidade, preservação, usos, problemas de escassez e economia da água no país e mundo. Na outra etapa, os alunos foram divididos em grupos e trabalharam o tema, na produção de cartazes que posteriormente, foram expostos em varal à comunidade da escola. O resultado mais evidente foi à participação dos alunos e sua integração com os acadêmicos do curso de Enfermagem da UEMS. Isso proporcionou a apreensão dos conceitos básicos sobre saúde, água e meio ambiente. Pode-se perceber que desenvolver este tipo de trabalho na aldeia é muito difícil, pois apesar da acolhida da escola, os alunos faltavam por vários motivos. Algumas vezes, o desenvolvimento das atividades foi inviabilizado devido à mudança de programação ou suspensão das aulas. Apesar dessas dificuldades, podemos considerar os resultados como positivos, pois, os alunos entenderam e participaram da proposta, ampliando seu conhecimento, demonstrando que gostaram das atividades e ficavam felizes quando chegávamos lá.

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Flores, L. V., & Alves, M. A. M. (2016). PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLA TENGATUI MARANGATU, ALDEIA JAGUAPIRU – USO RACIONAL DA ÁGUA. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3148

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE