Em foco o discurso publicitário e a mulher.

Autores

  • Adelia Maria Evangelista Azevedo
  • Natália Sanchez Pereira

Resumo

O projeto de aplicação extensionista “Em foco o discurso publicitário e a mulher” discutiu os principais enunciados discursivos que se materializam e são responsáveis por preconceitos contra a mulher e a necessidade de inserir tais discussões nas práticas pedagógicas do ensino fundamental para que se possa mudar uma situação de preconceito racial e social contra a mulher – verificada principalmente nas classes baixas. Com isso, a bolsista, juntamente com a orientadora, trabalhou para construir estratégias que estimulassem alunos do 9º ano “A”, do período matutino, da Escola Municipal Jarbas Passarinho – Bela Vista-MS, com análises e práticas discursivas, promovendo leituras críticas e reflexivas a partir de discursos publicitários que circulam socialmente. Isso envolveu um domínio de leituras teóricas da disciplina de Análise do Discurso, a avaliação do público alvo e a construção de material de leitura: discurso publicitário. Tudo isso, considerando a intervenção social do Curso de Letras – Unidade Universitária de Jardim e outros municípios, no caso específico, o de Bela Vista-MS. Tais atividades foram direcionadas aos adolescentes e jovens durantes momentos casados com as aulas de Língua Portuguesa da respectiva série, ou ano (9º ano), para que se pudesse conduzir para discussões e posicionamentos críticos – colaborando para a tipologia textual da dissertação. A bolsista pôde vivenciar aspectos teóricos e práticos de atividades direcionadas e a comunidade externa (público-alvo: adolescentes/jovens) compreendeu aspectos importantes nos discursos publicitários que valorizam certos tipos de beleza da mulher e esquecem das diversidades de belezas femininas. Esses jovens passaram a ter consciência e a combater certos preconceitos sociais contra a mulher. E a escola, enquanto estabelecimento de ensino, proporcionou o espaço de interlocução entre os diferentes saberes.

Downloads

Publicado

2011-05-23

Como Citar

Azevedo, A. M. E., & Pereira, N. S. (2011). Em foco o discurso publicitário e a mulher. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/69

Edição

Seção

EDUCAÇÃO