CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Débora Martins
  • Irene Coelho de Araujo

Resumo

Por   meio   deste   texto   é   possível   expressar   algumas   experiências   adquiridas   no
desenvolvimento de um projeto de extensão. Os objetivos do projeto eram vinculados a forma
de apresentação de conceitos matemáticos para alunos do Ensino Fundamental de uma escola
municipal   na   cidade   de   Cassilândia.   Foi   necessário   apresentar   os   conteúdos   de   forma
contextualizada,  evidenciando a  importância de conhecer  a História da Matemática e fazer
uma relação com o cotidiano do aluno, utilizando uma linguagem simplificada, valorizando os
conhecimentos  prévios  dos   alunos  participantes  do projeto,  discutindo  as  dificuldades  na
aprendizagem da Matemática, estimulando o interesse e o prazer em estudar esta disciplina,
Os   conteúdos   foram  apresentados   aos   alunos   por  meio   de   desafios,   situações-problema,
motivando-os   para   a   importância   do   estudo   destes   conceitos.  O  projeto   contribuiu   para
despertar a vontade de continuar estudando em um o curso de graduação em matemática que
forma professores, pois ser responsável por ensinar alunos se tornou algo cada vez importante.
Foi   muito   satisfatório   vivenciar   a   etapa   de   planejamento,   o   ouvir   o   aluno   em   suas
necessidades, aplicar as atividades e perceber a satisfação do aluno na hora da resolução dos
exercícios, na hora que o estudante afirma que compreendeu aquele conteúdo e que conseguiu
melhorar  o  seu desempenho em  sala de aula.  Todos  ganham no desenvolvimento de um
projeto como esse, pois os acadêmicos vivenciam a futura profissão, os estudantes da escola
tem oportunidade de terem um momento para tirarem suas dúvidas, fazerem suas tarefas em
um momento fora da sala de aula com o apoio de um acadêmico do curso de matemática, a
escola  ganha  porque   seus   alunos   se   tornam mais   independentes,  pois  muitos   alunos  não
conseguem apreender todos os conteúdos na sala de aula, alguns precisam de mais tempo para
compreender os conceitos matemáticos ensinados diariamente.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Martins, D., & Araujo, I. C. de. (2015). CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/875

Edição

Seção

EDUCAÇÃO