ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES COM E PARA AS CRIANÇAS

Autores

  • Jucélia Calossa de Jesus uems
  • Juscelaine Martins de Freitas
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo

 

RESUMO

O ingresso na Educação Infantil é um avanço para o desenvolvimento das crianças desde seu primeiro ano de vida. Essa assertiva é para justificar que as atividades realizadas com elas e para elas devem ser pensadas e repensadas com criatividade, em que o educador deve propiciar-lhes, muitas brincadeiras, tendo no lúdico a base para o trabalho nesta fase da infância. Com essa compreensão é que o projeto realizado no Centro de Educação Infantil “Lourdes Moraes Paiva” objetiva, envolver os alunos em atividades diversas, a fim de desenvolver suas habilidades, sempre de forma lúdica. Desta forma, por meio de uma proposta coletiva e contínua, trabalha-se com as crianças numa perspectiva crítica e acolhedora, em que buscam conhecer outras possibilidades de ação e atuação, em um mundo em constante movimento. Essas atividades são realizadas semanalmente, por meio de artes plástica, cênica e de atividades voltadas para a Alteridade. Com a realização deste trabalho com as crianças espera-se contribuir para que tenham autonomia, aprendam a trabalhar em equipe e que possam, por meio da arte, desenvolver seus conhecimentos.

Palavras-chave: Artes plásticas. Artes cênicas. Alteridade. 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Jesus, J. C. de, Freitas, J. M. de, & Araujo, D. A. de C. (2015). ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES COM E PARA AS CRIANÇAS. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/717

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)