UTILIZAÇÃO DE PEIXES EM AQUÁRIO COMO TERAPIA EM DEFICIENTES INTELECTUAIS
Resumo
O aquarismo é um hobby mundial, que utiliza espécies de peixes coloridas e com comportamentos chamativos, entretanto, exige conhecimento de técnicas de criação e reprodução dos peixes, além de profissionais especializados na área, como por exemplo, os zootecnistas, que auxiliam na aclimatação, adaptação e manejo destes ao ambiente onde serão inseridos. A manutenção de um aquário proporciona ao cuidador momentos de calma, tranquilidade e de meditação, por ser uma atividade de contemplação. Com este trabalho, o objetivo foi montar um aquário para estimular os sentidos de responsabilidade e autoconfiança de crianças com deficiência intelectual, para obtenção de melhor rendimento escolar. A atividade foi realizada na Associação Pestalozzi, em Aquidauana, MS, a qual atende alunos com diversos tipos de deficiências, incluindo a deficiência intelectual, e proporcionam acompanhamento psicológico aos mesmos. As atividades extraclasses são realizadas com intuito de estimular senso de responsabilidade nos mesmos e melhorar a interação entre os alunos e a sociedade. Foram realizadas visitas semanais da equipe técnica à escola, para montagem dos aquários com peixes ornamentais de água doce, e, à medida que o trabalho foi sendo desenvolvido, tornaram-se mais espaçadas. A definição do grupo de alunos que seria responsável pelo cuidado com o aquário na ausência da equipe técnica foi efetuada pela própria coordenadora e professores da Associação. Posteriormente, foi decidido pela instalação do aquário no refeitório e ministrada palestra para os alunos escolhidos, professora e ao orientador dos mesmos a respeito de peixes, focando em cuidados com a alimentação, qualidade da água, bem-estar animal, entre outros. Assim que os alunos conseguiram sanar suas dúvidas, teve início a instalação do aquário. As visitas subsequentes foram exercidas para monitoramento do aquário, avaliação dos peixes, conversa com professores/orientadores da escola e ajustes necessários para o bom andamento do projeto, como por exemplo, a substituição de alguns exemplares e mudança da espécie de peixe adotada para o trabalho. No decorrer do processo da implantação do aquário notou-se grande interesse dos alunos e professores pelo projeto. Os alunos responsáveis pelo aquário buscaram empenhar-se nas tarefas propostas pela professora em aula, para que desta forma pudessem observar e alimentar os peixes diariamente. A piscicultura é um ramo amplo, onde podem ser alcançados diversos públicos, até mesmo ideias de interesses sociais, como neste caso, onde usamos o aquarismo como forma de auxiliar alunos com deficiência a se sentirem responsável pelo cuidado e alimentação dos peixes.