A HERANÇA DA PICARESCA CLÁSSICA NA LITERATURA BRASILEIRA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LAZARILLO DE TORMES E MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO DE JOÃO ANTONIO (1963)

Autores

  • Juliana Recalde Gimenez

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca das heranças picarescas na literatura brasileira. Para tal empreendimento foi desenvolvido um estudo comparativo entre a obra Lazarillo de Tormes (1554) e Malagueta, Perus e Bacanaço (1963), do autor João Antônio. Como suporte teórico foram adotados estudos de Botoso (2010), González (1988), Candido (2004), entre outros. Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o referencial teórico, levantando o material publicado em livros e revistas virtuais, com a finalidade de estabelecer um percurso histórico relatando o surgimento da picaresca como uma crítica ao reino espanhol do século XVI e XVII. Em seguida, apresentamos o enredo da obra considerada o cerne da picaresca, o romance Lazarillo de Tormes, já evidenciando nela as principais características da picaresca clássica. Sabendo que a picaresca é um fenômeno espanhol, tentamos demonstrar aspectos herdados pelo romance brasileiro da malandragem da novela picaresca clássica. Para isso, apresentamos também, contudo de forma breve, a obra Memórias de um Sargento de Milícias de Manoel Antônio de Almeida, apenas para caracterizar o romance de malandragem. E Por fim, tentamos por meio das aventuras presentes no romance Malagueta, Perus e Bacanaço, evidenciar aspectos parecidos com a estética espanhola, assim como as diferenças. Logo, a metodologia utilizada no presente estudo foi um levantamento bibliográfico, seguida de uma pesquisa analítico-descritiva.

 

PALAVRAS-CHAVE: Picaresca, Malandragem, Literatura Comparada.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Gimenez, J. R. (2021). A HERANÇA DA PICARESCA CLÁSSICA NA LITERATURA BRASILEIRA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LAZARILLO DE TORMES E MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO DE JOÃO ANTONIO (1963). VII SEMANA DE LETRAS - UEMS - UNIDADE DE JARDIM/MS. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semanadeletras/article/view/7544