POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)

IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Autores/as

  • Luciana Ribeiro Leopoldino de Carvalho UEMS - Paranaíba
  • Milka Helena Carrilho Slavez UEMS - Paranaíba

Palabras clave:

Alfabetização, Política Nacional de Alfabetização, Formação de professores alfabetizadores

Resumen

A presente discussão de resultados configura-se enquanto parte da pesquisa de mestrado intitulada “As Percepções das Professoras Alfabetizadoras de um município Paulista sobre o Programa Tempo de Aprender”, da linha Linguagem, Educação e Cultura, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, unidade de Paranaíba. Tem-se o intuito de analisar as implicações da Política Nacional de Alfabetização (PNA) na formação de professores alfabetizadores, e como os apontamentos dessa Política Educacional pode impactar na prática pedagógica dos referidos profissionais. Sob esse viés, pretendemos explicitar os principais pressupostos da PNA, buscando elucidar possíveis consequências na formação de professores alfabetizadores, e por conseguinte, na alfabetização dos estudantes brasileiros. A documentação elencada para análise se refere às portarias do MEC, referentes à Política Nacional de Alfabetização. A referida documentação foi consultada de forma online, no site do Ministério da Educação (mec.gov.br). Os documentos analisados concentram-se no período de 2019 a 2021, no qual foi instituído do Programa Tempo de Aprender, na PNA. As considerações provenientes dos estudos de pesquisadores como Gatti (2014), Lawn (2001), e Mortatti (2019), também compõem a construção teórica da pesquisa aqui apresentada.

Biografía del autor/a

Luciana Ribeiro Leopoldino de Carvalho, UEMS - Paranaíba

Licenciatura plena Pedagogia, professora da rede municipal de educação de Cosmorama Estado de São Paulo, SP, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestranda em Educação PGEDU/UEMS, -Programa Institucional de Bolsa aos alunos de Pós- Graduação –PIBAP/ UEMS

Milka Helena Carrilho Slavez, UEMS - Paranaíba

Possui Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, no Programa Educação: História, Política, Sociedade. É professor adjunto do curso de Pedagogia e Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

Citas

ALMEIDA, F.I; PIATTI, C.B. Política Nacional de Alfabetização (PNA): implicações na formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação e Políticas em Debate - v.10, n.2, p.648-664, mai./ago. 2021 – ISSN2238-8346

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.

GATTI, Bernadete. A formação inicial de professores para Educação Básica: pesquisa e políticas educacionais. Revista Est. Aval. Educ., São Paulo, v.25, n. 100, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. (Temas básicos de educação e ensino). São Paulo:EPU,1986.

MORTATTI, M.R.L. BRASIL, 2091: notas sobre a “Política nacional de Alfabetização”. In: Revista Olhares. Guarulhos.v.7, n. 3 novembro,2019. 35 p. ISSN 2317-7853.

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MORTATTI, M.do R. L. A. “Política Nacional de Alfabetização” (Brasil, 2019): uma “guinada” (ideo)metodológica pra trás e pela direita. Revista Brasileira de Alfabetização (ABALF). Belo Horizonte-MG.v.1. n.10 jul /dez. 2019. Disponível em: https://revistaabalf.com.bre/index.html.index.phprabalf/articl/vew/348. Acesso em 29 abr.2023.DOI: https://doi.org./10.1590/1983-21172019210102

Publicado

2023-11-21

Cómo citar

Carvalho, L. R. L. de, & Slavez, M. H. C. (2023). POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA): IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. ANAIS DO SCIENCULT, 9(1), 156–162. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/9104