EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 2 E 3 ANOS POR UM VIÉS CRÍTICO

Autores/as

  • Andréia Lemos de Oliveira UNESP

Palabras clave:

Educação Infantil, Alfabetização, Teoria Histórico-Cultural.

Resumen

A alfabetização no Brasil tem sido alvo de debates no campo da educação escolar por décadas. Essas discussões historicamente se limitaram a questões metodológicas, e mais recentemente se voltaram para o processo de aprendizagem. Nos últimos anos, essa discussão ganhou destaque na Educação Infantil, levantando questionamentos relevantes. Surge os questionamentos: a alfabetização deve ser abordada na Educação Infantil? Como deve ser realizada a alfabetização nesse contexto? Qual metodologia e método os professores devem adotar para alfabetizar as crianças? Apesar dessas perguntas, as respostas abrangentes ainda são escassas. Pesquisas científicas indicam que a realidade da alfabetização na Educação Infantil continua sendo um tópico nebuloso e controverso. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo apresentar uma análise crítica das atividades relacionadas à história clássica "Os Três Porquinhos", presente no sistema apostilado "Coleção Saber", adotado pela Prefeitura de Cajamar para crianças de 2 e 3 anos de idade, bem como do guia de orientações para educadores. Para alcançar esse objetivo, serão utilizados os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, da Teoria Histórico-Cultural em relação à periodização do desenvolvimento infantil, e da concepção da filosofia da linguagem e ideologia propostas por Volóchinov. Dessa forma, será possível avaliar a importância e o potencial da Teoria Histórico-Cultural no desenvolvimento das funções psíquicas superiores das crianças, bem como as concepções da filosofia da linguagem e ideologia elaboradas por Volóchinov. Isso permitirá uma análise crítica das abordagens utilizadas nos materiais apostilados da Educação Infantil, que frequentemente se baseiam em concepções tradicionais e em abordagens construtivistas fragmentadas e ecléticas de alfabetização, amplamente adotadas pelos sistemas educacionais contemporâneos.

Biografía del autor/a

Andréia Lemos de Oliveira, UNESP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2023-11-21

Cómo citar

Oliveira, A. L. de. (2023). EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 2 E 3 ANOS POR UM VIÉS CRÍTICO . ANAIS DO SCIENCULT, 9(1), 84–99. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/9096