CURRÍCULO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE: uma discussão permanente
Palabras clave:
Educação, Currículo, Diversidade.Resumen
A globalização e os avanços dos meios de comunicação e de transportes vêm favorecendo um contato cada vez maior com outras culturas, provocando mudanças sociais e na própria construção das identidades. A escola, sendo um espaço que organiza as experiências de conhecimento e de produção de identidades, não pode ficar alheia a essas mudanças. Este trabalho pretende apresentar elementos para uma reflexão sobre currículo em sua relação dialógica com a identidade, diversidade e representações, aspectos considerados significativos no seu desenvolvimento. Trata-se de uma discussão fundamental na contemporaneidade, onde a globalização tem provocado uma padronização e hegemonização, extinguindo-se as diferenças. Utiliza-se como recurso metodológico a revisão bibliográfica, em uma abordagem multidisciplinar com contribuições da Sociologia, Psicologia e Filosofia. Como fio condutor desta abordagem, analisa-se a estreita vinculação entre currículo e identidade/diversidade, bem como a importância das representações coletivas na sua construção. O texto se divide em dois eixos de análise: a questão da identidade e diversidade na pós-modernidade, e o papel das representações na sua construção; em seguida, aborda-se a relação entre currículo e identidade/diversidade. A educação escolar ocorre no encontro de singularidades que irão compor um projeto coletivo e o currículo se constitui o núcleo desse processo institucionalizado. O currículo transmite visões sociais particulares e coletivas, como também produz identidades individuais e sociais. A dificuldade está em como educar, estabelecer critérios comuns para a escolha curricular diante da diversidade cultural existente na escola. Portanto, faz-se necessária a adoção de uma postura crítica e de respeito às identidades e diversidade existente na escola durante a elaboração do currículo. O currículo tem um papel importante na superação de uma prática e cultura seletiva, excludente e classificatória nos espaços escolares. Construir um currículo voltado à diversidade é estar sempre o indagando; é uma discussão permanente.