UM ESTUDO DO LIVRO “GUIA TEÓRICO DO ALFABETIZADOR”

Autores/as

  • Vanderlete Ferreira de Vasconcelos Rezende
  • Maria Silvia Rosa Santana

Resumen

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo do livro Guia Teórico do Alfabetizador, de Miriam Lemle, que está voltado para a formação do professor alfabetizador. Nesse livro, são focalizados alguns conhecimentos básicos sobre a língua, estes que são fundamentais para o trabalho nas classes de alfabetização, já que é necessário que o professor dessa área seja um conhecedor lingüístico e seja consciente da maneira mais adequada de alfabetizar. Além disso, a autora tece críticas sobre os preconceitos com a linguagem popular que acabam por dificultar ainda mais o processo de alfabetização. Para melhor compreensão das idéias apresentadas pela autora, buscou-se referencial em Cagliari e Magda Soares, visando clarear as opções teóricas trazidas no referido livro.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Língua. Alfabetizador.

Publicado

2016-12-14

Cómo citar

Ferreira de Vasconcelos Rezende, V., & Rosa Santana, M. S. (2016). UM ESTUDO DO LIVRO “GUIA TEÓRICO DO ALFABETIZADOR”. ANAIS DO SCIENCULT, 1(3). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3483