PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: OS DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE SER PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Aires David de Lima
  • Janete Alves da Silva

Resumen

Pesquisar e refletir acerca da formação e da prática do professor do ensino superior, especificamente com titulação em bacharelado é uma missão complexa que envolve diferentes perspectivas, uma delas implica conscientizar esses profissionais de que para ensinar é necessário ir além da graduação. Assim, a partir do momento em que o professor escolhe a profissão de docente, necessário se torna buscar mais conhecimento especializado, ou seja, uma formação específica, que o coloque a par das abordagens utilizadas no processo de educação. Esta pesquisa bibliográfica se justifica pelo fato de haver poucas pesquisas voltadas para o saber pedagógico dos docentes dos cursos com titulação em bacharelado, logo, buscar-se-á refletir acerca da formação e a prática pedagógica do professor do ensino superior nos cursos com titulação em bacharelado ressaltando a importância deste saber. Com as considerações desta pesquisa pode-se observar a extrema importância para esses profissionais o saber pedagógico, uma vez que, alguns professores com titulação em bacharelado, muitas vezes, só passaram a ter contato com as técnicas pedagógica por meio de uma formação em cursos Lato Senso ou Stricto Senso. Ressaltando que os docentes bacharéis em início de carreira, contam apenas com os elementos colhidos durante sua formação acadêmica.   

Palavras-chave: Educação Superior. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas.

Publicado

2016-12-14

Cómo citar

Lima, A. D. de, & Silva, J. A. da. (2016). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: OS DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE SER PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR. ANAIS DO SCIENCULT, 4(1), 15–21. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3454