A CANÇÃO POLIFÔNICA NO DISCURSO LITERÁRIO

Autores/as

  • Ester Ferreira Bicalho Britto

Resumen

Pesquisas sobre o discurso possibilitaram uma aproximação com o fenômeno literário, a partir de leituras de textos ficcionais formadores de um dado arquivo representativo das relações sociais. A presente pesquisa pretende analisar o trabalho de. Dr. Fausto de Cristopher Marlowe, em uma perspectiva dialógica, interdiscursiva e identificar alguns fios das vozes (principalmente da Bíblia) que se entrecruzam em diversos excertos da obra. Analisa-se o dizer de Marlowe levando-se em consideração as noções de heterogeneidade; verifica-se, assim, a manifestação do “outro”. Desse modo, questiona-se a visão monológica da linguagem, enfatizando-se o caráter heterogêneo do discurso literário. Investigamos redes interdiscursivas constantes na “A trágica história de Dr. Fausto”, valendo-nos das contribuições de teóricos do discurso.

 

Palavras-chave: Interdiscurso. Heterogeneidade. Discurso Literário. Bíblia.

Publicado

2016-12-14

Cómo citar

Bicalho Britto, E. F. (2016). A CANÇÃO POLIFÔNICA NO DISCURSO LITERÁRIO. ANAIS DO SCIENCULT, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3278