A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: UMA PERSPECTIVA CONCEITUAL SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL
Resumen
A Constituição de 1988 trouxe para o âmbito dos direitos sociais um rol de direitos e garantias expressos em seu texto que, baseado em princípios norteados pelo constitucionalismo contemporâneo, inovaram na forma de posicionar o homem enquanto sujeito de direitos na sociedade a qual está inserido. A Educação, importante direito social, tem apresentado um processo de expansão, uma vez que tem alcançado maior quantidade de pessoas. O acesso a tal direito é amplo, como previsto na Constituição Federal de 1988 como direito individual e também social. O Estado tem o dever de, além de efetivar esse direito, estabelecer meios de acesso a esse direito social, com fundamento nos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Nesse contexto, objetiva-se estabelecer o conceito da categoria “democratização” para a Educação Superior brasileira, com enfoque na expansão desse nível de ensino. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como principal fonte de pesquisa com fundamento em diversos autores que estabeleceram parâmetros genéricos sobre a democracia. Este estudo se vincula ao projeto matriz que tem por título “Democratização do Acesso à Educação Superior: um estudo sobre os 20 anos do processo de interiorização da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)”. Observou-se, portanto, uma associação de democratização com expansão de direitos básicos, no qual se insere o direito social em estudo. O termo “democratização”, que tem sido discutido no âmbito da Educação Superior no país, pode ser definido, nos estudos atuais como uma consumação de diversas garantias, as quais evidenciam uma ampliação do conhecimento e do acesso, uma humanização da gestão e a satisfação de necessidades básicas que com ela se relacionam. Conclui-se que democratização, pelo ponto de vista do processo democrático, é a expansão das prerrogativas da democracia e, ao ser relacionada à Educação Superior, é entendida como “universalização” no que concerne à “educação democrática” e a expansão de seus objetivos.