A CONTRIBUIÇÃO DE MARCOS ANTONIO DA SILVA E CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT AO ENSINO DE HISTÓRIA (1984)

Authors

  • Jémerson Quirino de Almeida UFMS/CAPES
  • Silvia Helena Andrade de Brito UFMS

Keywords:

Ensino de história, Organização do Trabalho didático, Intelectuais.

Abstract

O objeto de análise neste texto é a produção intelectual de Marcos Antonio da Silva e Circe Maria Fernandes Bittencourt sobre o ensino de história no ano de 1984. O estudo constitui-se de uma fase preliminar da pesquisa que estamos realizando em nível de doutorado junto ao programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande - MS, e visa proporcionar subsídio teórico-metodológico à nossa investigação. O foco principal da análise é compreender como os autores responderam as demandas postas à organização do trabalho didático no ensino de história. Desta maneira, debruçamo-nos sobre a contribuição intelectual de Marcos Antonio da Silva e Circe Maria Fernandes Bittencourt, procurando investigar as possíveis relações entre as políticas públicas para a educação no país e as questões postas em debate em seus textos. No futuro pretendemos estender à análise as principais produções dos referidos intelectuais, de forma a compreender ao longo do processo histórico em que se deram as suas publicações, a relação destes textos com a organização do trabalho didático no ensino de história. Como procedimento metodológico, selecionamos para análise a coletânea intitulada Repensando a História publicada em 1984. A investigação do trabalho dos intelectuais e a sua relação com a organização do trabalho didático no ensino história levou a alguns questionamentos: a) De que forma responderam as demandas postas pelo contexto histórico de suas produções? b) Como a organização do trabalho didático é apresentada em seus textos? O presente estudo pode contribuir na melhor compreensão dos determinantes da atual organização do trabalho didático do ensino de história no Brasil.

Published

2018-04-11

How to Cite

Almeida, J. Q. de, & Brito, S. H. A. de. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DE MARCOS ANTONIO DA SILVA E CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT AO ENSINO DE HISTÓRIA (1984). ANAIS DO SCIENCULT, 7(1), 176–189. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/4648