O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: DIAGNÓSTICO E POSOLOGIA
Abstract
A discussão envolvendo a qualidade dos cursos jurídicos do Brasil não é nova. Nesta esteira, o presente trabalho pretende empreender um debate acadêmico, pautado na bibliografia existente sobre o tema, através do método dedutivo, trazendo à cena a opinião de especialistas em ensino do Direito, com a demonstração de um quadro deficiente que há tempos envolve as instituições formadoras do saber jurídico, realizando uma abordagem aberta da situação negativa na qual o ensino da ciência do Direito encontra-se inserido. Assim, é objetivo deste, não apenas trazer à tona o conhecimento das mazelas do ensino jurídico brasileiro, mas também ofertar subsídios teóricos que contribuam efetivamente para a releitura das ações já desempenhadas nesta seara, vislumbrando, quiçá, um novo caminho, com novas diretrizes, onde se desenvolva uma educação jurídica moderna, com qualidade e eficácia em seus mais diversos aspectos.
Palavras-chave: Crise. Direito. Ensino.