O COMPUTADOR: INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL
Abstract
O presente trabalho objetiva compreender o uso que professores e alunos fazem do computador fora dos limites da escola, a fim de buscar novas formas de utilização desse instrumento nos limites escolares. Realizamos também um levantamento bibliográfico, com base em Masetto, Behrens, Rinaldi, entre outros e aplicamos um questionário a professores e alunos de duas escolas da cidade de Paranaíba-MS, sendo uma pública e uma privada. Dentre os professores pesquisados, grande maioria possui microcomputador em suas casas, utilizando-o frequentemente para realização de diversas atividades. É consenso entre os profissionais da educação, no que relaciona-se ao uso desse instrumento para a melhoria de sua atuação. Com relação aos alunos, entrevistamos alunos do 3° ao 5° ano, de um total de 17, apenas 6 possuem computador em casa, restando aos demais o acesso e uso apenas na escola, mesmo assim os alunos ainda possuem uma visão diferenciada com relação ao do computador.
Palavras-chave: Professor. Aluno. Computador.