A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: COMPARTILHANDO RESULTADOS
Abstract
Neste artigo apresentaremos parte de uma pesquisa cujo tema foi o livro didático e objetivo principal, investigar como, e sob quais condições, o professor de Matemática da rede de ensino público de Paranaíba-MS escolhe o livro didático que utiliza em sala de aula. Para tanto utilizamos os princípios da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas e a análise fundamentada na fenomenologia (análise ideográfica). Verificamos que os entrevistados têm acesso a certo material num determinado período (mesmo que insuficiente) que antecede uma reunião na qual participam todos os professores. Além disso, muitos demonstraram não compreender o processo que envolve a seleção do livro didático. Concluindo, com base na análise das entrevistas, acreditamos que o professor tem que ter conhecimento suficiente sobre o programa para que ele possa ter consciência de seu papel no processo e, assim, exigir condições para efetivar uma escolha adequada às exigências educacionais.
Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático. Material Didático. Educação Matemática.