POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)
IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Palavras-chave:
Alfabetização, Política Nacional de Alfabetização, Formação de professores alfabetizadoresResumo
A presente discussão de resultados configura-se enquanto parte da pesquisa de mestrado intitulada “As Percepções das Professoras Alfabetizadoras de um município Paulista sobre o Programa Tempo de Aprender”, da linha Linguagem, Educação e Cultura, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, unidade de Paranaíba. Tem-se o intuito de analisar as implicações da Política Nacional de Alfabetização (PNA) na formação de professores alfabetizadores, e como os apontamentos dessa Política Educacional pode impactar na prática pedagógica dos referidos profissionais. Sob esse viés, pretendemos explicitar os principais pressupostos da PNA, buscando elucidar possíveis consequências na formação de professores alfabetizadores, e por conseguinte, na alfabetização dos estudantes brasileiros. A documentação elencada para análise se refere às portarias do MEC, referentes à Política Nacional de Alfabetização. A referida documentação foi consultada de forma online, no site do Ministério da Educação (mec.gov.br). Os documentos analisados concentram-se no período de 2019 a 2021, no qual foi instituído do Programa Tempo de Aprender, na PNA. As considerações provenientes dos estudos de pesquisadores como Gatti (2014), Lawn (2001), e Mortatti (2019), também compõem a construção teórica da pesquisa aqui apresentada.
Referências
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