A CONTRIBUIÇÃO DE MARCOS ANTONIO DA SILVA E CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT AO ENSINO DE HISTÓRIA (1984)

Jémerson Quirino de Almeida, Silvia Helena Andrade de Brito

Resumo


O objeto de análise neste texto é a produção intelectual de Marcos Antonio da Silva e Circe Maria Fernandes Bittencourt sobre o ensino de história no ano de 1984. O estudo constitui-se de uma fase preliminar da pesquisa que estamos realizando em nível de doutorado junto ao programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande - MS, e visa proporcionar subsídio teórico-metodológico à nossa investigação. O foco principal da análise é compreender como os autores responderam as demandas postas à organização do trabalho didático no ensino de história. Desta maneira, debruçamo-nos sobre a contribuição intelectual de Marcos Antonio da Silva e Circe Maria Fernandes Bittencourt, procurando investigar as possíveis relações entre as políticas públicas para a educação no país e as questões postas em debate em seus textos. No futuro pretendemos estender à análise as principais produções dos referidos intelectuais, de forma a compreender ao longo do processo histórico em que se deram as suas publicações, a relação destes textos com a organização do trabalho didático no ensino de história. Como procedimento metodológico, selecionamos para análise a coletânea intitulada Repensando a História publicada em 1984. A investigação do trabalho dos intelectuais e a sua relação com a organização do trabalho didático no ensino história levou a alguns questionamentos: a) De que forma responderam as demandas postas pelo contexto histórico de suas produções? b) Como a organização do trabalho didático é apresentada em seus textos? O presente estudo pode contribuir na melhor compreensão dos determinantes da atual organização do trabalho didático do ensino de história no Brasil.


Palavras-chave


Ensino de história; Organização do Trabalho didático; Intelectuais.

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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719