O SUJEITO MARCADO PELA IDEOLOGIA NA MUSICA “TOCANDO EM FRENTE” DE ALMIR SATER E RENATO TEIXEIRA

Autores

  • Luane Prado Gomes Silva
  • Silvane Aparecida de Freitas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a análise do sujeito regional marcado

pela ideologia que o cerca, na música “Tocando em Frente” de Almir Sater e Renato Teixeira. A fundamentação teórica a ser utilizada é a Análise do Discurso da linha francesa, apoiada na psicanálise, contemplando um sujeito social e histórico. A pesquisa é bibliográfica. Considerando que um discurso não se constrói por si só, mas que é atravessado por outros discursos (interdiscurso), o corpus deste artigo se ocupará de interpretar esses sujeitos que formam o indivíduo regionalista pantaneiro. Verificou-se um sujeito que ora tem um discurso representativo de uma classe ou de indivíduos, ora um discurso que imaginam ser só seu, homogêneo, dono do seu dizer. A experiência o torna capaz de ver a vida sabiamente consciente ou inconsciente; percebe que vive determinado por algo, porém não se acomoda e segue em frente.

Palavras-chave:

Música. Ideologia. Análise do discurso. Psicanálise.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Gomes Silva, L. P., & de Freitas, S. A. (2016). O SUJEITO MARCADO PELA IDEOLOGIA NA MUSICA “TOCANDO EM FRENTE” DE ALMIR SATER E RENATO TEIXEIRA. ANAIS DO SCIENCULT, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3431