O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Hanna Caroline Neyris Corrêa da Costa, Maria Silvia Rosa Santana

Resumo


O intuito desse artigo é mostrar como o ensino de matemática e o  trabalho do professor em Sala de aula podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. A partir da origem histórica da matemática até o seu ensino, hoje, nas séries iniciais, percebe-se que houve uma descaracterização do objetivo do seu surgimento. A metodologia adotada por certos educadores não consegue atender os interesses dos alunos. Além disso, a formação desses profissionais nem sempre é de qualidade e adequada para a área em que atuam. Assim, cabe ao professor pesquisar e buscar métodos, nos quais haja uma relação entre os conceitos cotidianos dos alunos e os conceitos científicos para, assim, promover o desenvolvimento do pensamento teórico. Para tanto é necessário promover a interação entre professor e aluno, assim o ensino dessa disciplina-se tornaria mais prazeroso e significativo.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Séries Iniciais. Atuação do Professor. Pensamento Teórico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719