O DIREITO A EDUCAÇÃO NO BRASIL: AVANÇOS E PERSISTÊNCIAS

Autores

  • Mariana Leal de Souza (UNESP/Franca-SP)

Resumo

 

 O presente trabalho aborda a instituição do direito a educação nas constituições brasileiras no decorrer das últimas décadas revelando avanços e persistências históricas em sua consolidação. Este estudo tem como objetivo demonstrar a construção do direito a educação no Brasil desde sua primeira constituição Política do Império do Brasil até a Constituição Federal de 1988, dita Constituição Cidadã, evidenciando sua efetivação no decorrer do tempo conforme o contexto sócio histórico. Evidenciar as influências da Política Nacional de Educação – PNE  na garantia do acesso a educação no Brasil enquanto fortalecedora do direito. A pesquisa será bibliográfica. O material foi coletado por meio de levantamento em textos teóricos, legislação, meio- eletrônico de forma a compilar um material de qualidade e com conteúdo satisfatório para a conclusão do presente trabalho. A abordagem será qualitativa. A análise do material consultado demonstra que o direito a educação foi instituído para contemplar a interesses advindos de correlações de forças, entre a sociedade e os representantes do capital, sob o discurso de democratização do ensino. 

 

     Palavras-chave: Direito. Constituição Brasileira. Direito á educação.

 

 

Biografia do Autor

Mariana Leal de Souza, (UNESP/Franca-SP)

Assistente Social. Mestranda no Programa da Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - campus de Franca. Estudante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Educação e Linguagens - UNESP.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Souza, M. L. de. (2016). O DIREITO A EDUCAÇÃO NO BRASIL: AVANÇOS E PERSISTÊNCIAS. ANAIS DO SCIENCULT, 5(2), 51–66. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3415