CONSUMO CONSCIENTE – A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

Autores

  • Simone Suemi Iseri
  • Lúcio Pércio Mariano da Silva
  • Marco Antonio Costa da Silva

Resumo

O que se pretende discutir neste trabalho é a questão da responsabilidade social individual, ou seja, o contexto da responsabilidade do indivíduo perante as questões socioambientais. O consumo consciente trata de um conceito de responsabilidade social que envolve diretamente o indivíduo, solicitando sua contribuição direta no desenvolvimento sustentável. O estudo tem como objetivo analisar o comportamento de universitários e identificar características de consumo consciente. A pesquisa é quantitativa, tendo como objeto de estudo, acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Câmpus de Paranaíba-MS. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário estruturado. Os dados foram estruturados e analisados com auxílio do programa SPSS, com a realização de análise descritiva, correlação de Pearson e análise de Cluster. Os resultados apontam que é pequena a quantidade de universitários que praticam ações de consumo consciente, e quando ocorre, são em sua maioria, mulheres, casadas e com filhos.

 

Palavras-chave: Consumo consciente. Responsabilidade social. Meio ambiente.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Iseri, S. S., da Silva, L. P. M., & da Silva, M. A. C. (2016). CONSUMO CONSCIENTE – A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS). ANAIS DO SCIENCULT, 3(1), 219–228. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3348