A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: COMPARTILHANDO RESULTADOS

Ana Carolina Garcia, Milton Gabriel Garcia dos Santos, Silvia Regina Vieira da Silva

Resumo


Neste artigo apresentaremos parte de uma pesquisa cujo  tema  foi o  livro didático e objetivo principal,  investigar  como,  e  sob  quais  condições,  o  professor  de Matemática  da  rede  de ensino  público  de  Paranaíba-MS  escolhe  o  livro  didático  que  utiliza  em  sala  de  aula.  Para tanto utilizamos os princípios da pesquisa qualitativa. Os dados  foram  coletados  através de entrevistas e a análise fundamentada na fenomenologia (análise ideográfica). Verificamos que os  entrevistados  têm  acesso  a  certo  material  num  determinado  período  (mesmo  que insuficiente) que antecede uma reunião na qual participam  todos os professores. Além disso, muitos demonstraram não compreender o processo que envolve  a  seleção do  livro didático. Concluindo,  com  base  na  análise  das  entrevistas,  acreditamos  que  o  professor  tem  que  ter conhecimento suficiente sobre o programa para que ele possa ter consciência de seu papel no processo  e,  assim,  exigir  condições  para  efetivar  uma  escolha  adequada  às  exigências educacionais.

Palavras-chave: Programa Nacional  do  Livro  Didático.  Material  Didático.  Educação Matemática.


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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719