A CANÇÃO POLIFÔNICA NO DISCURSO LITERÁRIO

Ester Ferreira Bicalho Britto

Resumo


Pesquisas sobre o discurso possibilitaram uma aproximação com o fenômeno literário, a partir de leituras de textos ficcionais formadores de um dado arquivo representativo das relações sociais. A presente pesquisa pretende analisar o trabalho de. Dr. Fausto de Cristopher Marlowe, em uma perspectiva dialógica, interdiscursiva e identificar alguns fios das vozes (principalmente da Bíblia) que se entrecruzam em diversos excertos da obra. Analisa-se o dizer de Marlowe levando-se em consideração as noções de heterogeneidade; verifica-se, assim, a manifestação do “outro”. Desse modo, questiona-se a visão monológica da linguagem, enfatizando-se o caráter heterogêneo do discurso literário. Investigamos redes interdiscursivas constantes na “A trágica história de Dr. Fausto”, valendo-nos das contribuições de teóricos do discurso.

 

Palavras-chave: Interdiscurso. Heterogeneidade. Discurso Literário. Bíblia.


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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719