ECOBRINQUEDOTECA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE MONITORIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Jerri Leandro Vargas D'Avila UNIGRAN

Resumo

      O presente trabalho contempla experiências obtidas durante a realização de um estágio de monitoria da disciplina Psicologia Escolar/Educação, do curso de Psicologia da UNIGRAN, durante o ano de 2016. As atividades desenvolvidas, ocorreram nos espaços de Criação e na Ecobrinquedoteca Inclusiva, nas dependências do Núcleo de Psicologia da UNIGRAN (NPU) e envolveram alunos das disciplinas Prática de Ensino e Psicologia Escolar/Educação. Entende-se como Ecobrinquedoteca um espaço lúdico de ensino e aprendizagem, utilizando-se de práticas ecológicas, num fazer pedagógico através de um ambiente que possibilite a estimulação da criatividade e o prazer através de atividades lúdicas e a confecção de brinquedos, proporcionando uma transformação de forma coletiva e consciente (VASCONCELLOS, 2010). A Ecobrinquedoteca e o Espaço de criação / NPU, organizam-se de forma a realizar atividades lúdicas trabalhando aspectos afetivos, cognitivos e sociais, através de jogos, contação de histórias e construção de brinquedos, dentro de uma proposta de sustentabilidade a partir de materiais reaproveitados, arrecadados pelos próprios estagiários das disciplinas e inclusiva por promover acessibilidade para o brincar. As crianças que acompanham seus responsáveis por ocasião dos serviços realizados na área da Psicologia, Nutrição e Direito, são direcionadas para a Ecobrinquedoteca, que aguardam, na presença de estagiários que apresentam os brinquedos já prontos, controlam e observam as atividades realizadas pelos visitantes. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de estudo de caso que tem caráter descritivo através de observações realizadas em atendimentos no Espaço de Criação – Ecobrinquedoteca Inclusiva / NPU.  A experiência tida como objeto desta pesquisa será a de uma família, composta por uma mãe que buscava ajuda, para seus filhos, sendo um menino de onze e uma menina de sete anos, que trazia vária reclamações tanto no convívio doméstico como escolar e que ao entrarem em contato com os brinquedos, foi-lhes despertado, além da curiosidade, a vontade de participar de tais construções. O Objetivo deste trabalho é descrever como a uma Ecobrinquedoteca pode impactar de maneira inclusiva e positiva, alunos no contexto familiar e escolar. Desta forma podemos perceber que com ações simples, baratas e com materiais reaproveitados, é possível trazer benefícios tanto para sociedade quanto para o meio ambiente.

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Publicado

2020-03-22

Como Citar

D’Avila, J. L. V. (2020). ECOBRINQUEDOTECA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE MONITORIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR. ANAIS DO SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/mseducacaogeneroracaetnia/article/view/6729