ENEM: HETEROGENEIDADE NOS GÊNEROS DAS “SITUAÇÕES PROBLEMA”

Autores

  • Alexander Dias Feijó UEMS
  • Aline Saddi Chaves UEMS

Resumo

No caderno de provas do ENEM, na área das Linguagens, Códigos e outras tecnologias observa-se uma diversidade de gêneros discursivos introdutórios das questões, como poemas, artigos, peças publicitárias, entre outros. Esses gêneros têm origem nos usos concretos da língua/linguagem em suas respectivas esferas da atividade humana; nas práticas discursivas que nascem e se renovam sob o signo da diversidade e da heterogeneidade (BAKHTIN, 2003). Na prova do ENEM, esses gêneros são apresentados como textos motivadores de situações- problema, com características formais, composicionais e estilísticas peculiares. Neste artigo, problematizamos a relativa estabilização dos gêneros, compreendidos e mobilizados pelos conhecimentos das experiências sociais e do ensino e aprendizagem do destinatário (candidato) e/ou formalizados didaticamente na tradição da escolarização, ou ainda, pelo confrontamento do leitor (candidato), dentro das esferas sociais de atividade cotidianas experienciadas. A hipótese é de que o confrontamento com essas formas (relativamente) estabilizadas, relacionadas a uma situação de comunicação (a prova do ENEM), quando acrescidas do enunciado da questão promovam a perspectiva da intergenericidade. Assim, na situação específica de interação da prova, surge outro gênero: “a questão do ENEM”, que, mesmo estando relacionada a um processo seletivo, não se dissocia das práticas sociais em que surgiram os gêneros motivadores. O caderno de provas é suporte de heterogeneidade nas linguagens e códigos. A partir da proposta da ADD (Análise Dialógica do Discurso), são pertinentes as análises de interações verbais, das relações dialógicas e da alteridade ocorrida entre os participantes no processo.

 

PALAVRAS CHAVE: ENEM. Gêneros discursivos. Heterogeneidade. Intergenericidade.

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como Citar

Feijó, A. D., & Chaves, A. S. (2018). ENEM: HETEROGENEIDADE NOS GÊNEROS DAS “SITUAÇÕES PROBLEMA”. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4989