UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: SUCESSOS E DESAFIOS

Elisângela Costa Rodrigues Aragão, Valdinéia Garcia da Silva

Resumo


Este artigo tem como escopo mostrar os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos-docentes do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EDEPCT), do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Nova Andradina, por meio da análise de depoimentos verbais e das respostas de questões aplicadas a 17 alunos deste Curso, com o objetivo de verificar quais seriam os maiores receios e/ou dificuldades, enfrentados pelos mesmos, no uso de recursos tecnológicos, mais especificamente, dentro de sala de aula e apresentar uma proposta de enfrentamento destes receios e/ou dificuldades. Durante o desenvolvimento da pesquisa verificou-se que entre os alunos-docente, somente 12% não tiveram nenhuma dificuldade em utilizar qualquer um dos recursos tecnológicos, utilizados durante o Curso, apesar de 73% responderam que utilizam recursos da tecnologia em sala de aula com muita frequência, no entanto, observou-se que em sua maioria, 65% dos respondentes, utilizavam apenas o datashow. Assim foi realizada, no âmbito desta EDEPCT, uma proposta diferenciada de trabalho, com uso intensivo de recursos tecnológicos para além do computador e da internet. Após um período de nove meses foi observado alguns sucessos, entre eles, 82% alunos-docentes passaram a usar na sua prática, em sala de aula, algum dos recursos tecnológicos que conheceu e/ou utilizou na EDEPCT e possibilitou ainda a superação dos receios em utilizar recursos tecnológicos para 73% dos mesmos. No entanto, ainda existe o desafio de auxiliar 20% dos respondentes, a superar suas dificuldades e receios.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Educação. Dificuldades


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