USO DE EXPERIMENTOS MENTAIS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO AUXÍLIO DE ENSINO DE QUÍMICA.

Autores

  • Manoel Garcia de Oliveira Escola Estadual José Pereira Lins
  • Nayara Fernanda Lisboa Garcia Técnica Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Garcia de Oliveira Acadêmica Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar a aplicação de uma sequência didática sob a epistemologia dos experimentos mentais e atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem em química em alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumento para coleta de dados, aplicou-se questionário composto por questões as quais eram compostos por perguntas objetivas os quis foram aplicados a 80 alunos de uma escola Estadual de Dourados-MS. A análise dos dados apontam que os alunos caminham na objetividade sem parênteses com relação ao professor, apresentando-se confusos quanto aos conceitos específicos do conteúdo. Conclui-se que a integração Professor/alunos e experimentos mentais em conjunto com á teoria/prática foram elementos perturbadores os quais se mostraram importantes no ensino aprendizado e desenvolvimento do senso crítico cientifico dos alunos

 

Palavras-chave: Experimentos Mentais. Laboratório. Modelos Atômicos. Bohr.

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como Citar

Oliveira, M. G. de, Garcia, N. F. L., & Oliveira, F. G. de. (2018). USO DE EXPERIMENTOS MENTAIS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO AUXÍLIO DE ENSINO DE QUÍMICA. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4986